EPCAR - ESCOLA DE PILOTOS DA AERONÁUTICA BRASILEIRA - SEJA UM OFICIAL-MILITAR




A ESCOLA DE PILOTOS DA AERONÁUTICA / EPCAR - RECEBE JOVENS DE TODO O BRASIL.

A Força Aérea Brasileira mantem as seguintes instituições de ensino:

- Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) - Escola de ensino médio pronta para receber futuros cadetes da AFA - Academia da Força Aérea, Instituição de Ensino Superior especial que forma Aviadores, Intendentes e oficiais de Infantaria da Força Aérea Brasileira.

- Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) - Instituição de Ensino Superior que forma Engenheiros militares e civis em diversas especialidades;

- Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) - Escola de preparação de Sargentos especialistas da Aeronáutica. Com sede na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo. Prepara Sargentos especialistas em várias áreas como Controle de Tráfego Aéreo, Mecânica de Aeronaves, Eletrônica, Música, Enfermagem, Infantaria, dentre outras. Ao final do curso o aluno é promovido a Terceiro Sargento da Aeronáutica Brasileira.

Todos os anos, milhares de jovens, Impulsionados e motivados em se tornar um símbolo dourado de um grandioso orgulho para família.
Eles são inscritos e selecionados através de provas de seleção cuja às etapas são: Exame Intelectual, Testes Físicos, Clínicos e Mental.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA:

EPCAR – ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR.
Finalidade: Ministrar o Ensino Médio e Preparar o cadete para a formação de Piloto de Caça da Força Aérea Brasileira. Local: Barbacena/MG.
Recebe adolescentes de, 13 à 17 anos de idade.( Estar cursando a partir da Sétima ou a Oitava série do ensino fundamental).

AFA- ACADEMIA DA FORÇA AÉREA - Finalidade: Formar oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Força Aérea Brasileira Local: Pirassununga.
Rapazes e Moças de, 16 à 20 anos de idade (ter concluído, ou estar terminando o ensino médio). Após formados são promovidos á 2 ° Tenente de Carreira.

ITA- INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA - Finalidade: Formar oficiais do quadro de engenharia da “Força Aérea Brasileira”
Recebe Rapazes e Moças de, 16 à 23 anos de idade (ter concluído, ou estar terminando o ensino médio) Local: São José dos Campos.
Após formados Poderão servir como Oficial de carreira em unidades da Aeronáutica, mais próxima de sua casa.

EEAR - ESCOLA DE ESPECIALSTAS DA AERONÁUTICA - Finalidade: Formar Sargentos técnicos da “Força Aérea Brasileira”Local: Guaratinguetá.
Recebe Rapazes e Moças de, 16 à 23 anos de idade (ter concluído, ou estar terminando o ensino médio).
Após formados Poderão servir como Oficial de carreira em unidades da Aeronáutica, mais próxima de sua casa.

FUNÇÕES NA AVIAÇÃO MILITAR - Conforme o tipo de operações, a Aviação militar inclui:
Aviação de combate, incluindo caças de ataque, caças-bombardeiro;
Aviação de informação, incluindo aeronaves de patrulha, de reconhecimento e foto, guerra eletrônica e de reconhecimento metereológico;
Aviação de transporte e apoio logístico, de transporte tático, de transporte estratégico, de transporte especial e de reabastecimento em vôo;
Aviação de Busca e Salvamento, incluindo aeronaves de busca e salvamento geral e de busca e salvamento em combate.

INSTRUÇÃO DE VÔO AOS CADETES DA AERONÁUTICA.
Aviação de Instrução: inclui aeronaves de instrução básica, de instrução elementar, de instrução complementar e de conversão operacional.

DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO:
Dentro da aviação militar existem duas áreas especiais de aviação que se destinam a atuar em ambientes específicos.
Aviação Naval, é a aviação militar que se destina a atuar em ambiente marítimo;
Aviação Ligeira Militar, é a aviação dotada de helicópteros ligeiros do Exército Brasileiro usados em operações terrestres;
A maioria da Aviação Militar ficou integrada na Força Aérea, sendo que a Marinha e o Exército mantiveram pequenos corpos de aviação operaçoinal.

TIPOS DE AERONÁVES MILITARES
Conforme a sua missão, existem os seguintes tipos de aeronaves militares:
Caças;
Caça-bombardeiros;
Bombardeiro;
Aviões de Ataque;
Aviões de Patrulha Marítima;
Aviões de Guerra Anti-Submarina;
Aviões de Transporte;
Aviões de Guerra Eletrônica;
Aviões de Reabastecimento em Vôo;
Aviões de Ligação e Comunicação;
Aviões de Observação;
Aviões de Reconhecimento Armado;
Aviões de Instrução;
Aviões de Reconhecimento Metereológico;
Aviões de Busca e Salvamento.

HELICÓPTERO:
Helicópteros de Ataque;
Helicópteros de Observação;
Helicópteros de Manobra e Transporte;
Helicópteros de Guerra Anti-Submarina;
Helicópteros de Busca e Salvamento.

No Brasil para ingressar na aviação militar, o interessado deve procurar a Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), e realizar as provas de seleção. Além da (AFA) o interessado que não concluiu o ensino médio pode realizar concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena - MG. Além do salário como cadete-aluno, o estudante recebe: Fardamento, alojamento, alimentação e assistência médica e dentaria.


Departamento Administrativo de Ensino Preparatório
www.projetomilitar.com.br - Todos os Direitos Reservados
Produção [ s a m u s]